sexta-feira, 14 de julho de 2017

Roteiro de 6 horas para aproveitar uma conexão em Paris.


Este roteiro vai te levar a conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Paris: a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Champs Elysées, a região do Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame.

Fotos do Pinterest
Eu sei que podem surgir algumas perguntas do tipo: O que fazer na cidade luz durante um dia de conexão? O que fazer com a bagagem de mão? Como faço para sair do aeroporto e voltar? Será que vai dar tempo? Pois bem! Aqui eu pretendo esclarecer esses pontos para que você fique tranquilo e aproveite muito bem a sua conexão. Então vamos lá!

O destino da nossa viagem foi Itália e Grécia, mas no momento da compra das passagens pela Air France https://www.airfrance.com.br me deparei com a possibilidade de rever Paris através de uma longa conexão no aeroporto Charles de Gaulle. Depois de comprar as passagens foi só planejar, detalhadamente, o nosso tour em Paris para que tudo fosse perfeito. 

Para fazer este roteiro você vai precisar de seis horas livres sem incluir o tempo de deslocamento para ir e voltar do aeroporto e a antecedência para o próximo voo.

No nosso caso, desembarcamos no Aeroporto Charles de Gaulle, por volta das 7h50. Levamos uma hora só para passar pela imigração e mais 30 minutos para nos deslocar dentro do aeroporto.

Foto de uma das placas no aeroporto
Dica: Leve um mapa do aeroporto (imprima o mapa entrando aqui http://www.parisaeroport.fr) com você e até mesmo estude-o antes de chegar ao aeroporto, pois a sinalização dentro do Charles de Gaulle, por vezes é confusa.

Gastamos mais uma hora para deixar as bagagens de mão no guarda-volumes e para comprar os bilhetes do RER até o centro de Paris. Total de 2h30.

Fila para guardar a bagagem de mão
Dica: O guarda-volumes (Consigne de bagages) do aeroporto fica no Terminal 2 perto da estação do RER/TGV, em frente ao hotel Sheraton. Nos meses de julho e agosto eu recomendo você pagar pelo Check out Express (+ 5 euros) para evitar fila no momento de retirar a sua bagagem.




A melhor maneira de sair do aeroporto para Paris, neste caso, é utilizando o trem (o trânsito é um caos). Para cumprir o nosso roteiro pegamos o trem regional (RER) com destino a Châtelet-Les Halles. A linha RER B liga Paris-Charles de Gaulle a Paris e os trens partem da estação “Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV RER do terminal 2 com intervalos de 12 minutos aproximadamente.

Nós compramos os bilhetes de ida e volta (compre o bilhete de volta para ganhar tempo) em um dos terminais automáticos que só aceitam cartões de crédito. Com os bilhetes em mãos é só descer até a plataforma e embarcar no RER B (que funciona das 5h à meia noite e custa 10€).

Dica: Não jogue o bilhete fora antes do final do trajeto. Além de ser pedido pelo fiscal, ele é necessário para sair da estação.

Nós resolvemos começar nosso tour pelo Champ de Mars, Tour Eiffel e Trocadero. Então pegamos o trem RER B direção Robinson/Saint-Rémy-Lès-Chevreuse, descemos na estação Châtelet les Halles (próximo ao Louvre). 
A viagem durou, aproximadamente, 40 minutos.

Mapa do metrô de Paris
Continuamos o trajeto pegando a linha 1 do metrô - direção La Défense, saímos na Concorde e fizemos conexão pegando a linha 8 - direção Balard e descemos na estação Ecole Militaire. ↓

Mapa da região da Ecole militaire, Champ de Mars e Tour Eiffel
Se você seguir este passo a passo vai ser tudo bem tranquilo e você vai chegar ao Champ de Mars por volta das 11H40. Hora de começar o tour e ficar de olho no relógio.

Depois de descer na estação Ecole Militaire (aproveite para tirar umas fotos) nós seguimos pela Avenue de la Motte Picquet para chegar ao Champ de Mars e de lá ter uma bela vista da Torre.

Foto feita com meu Galaxy S7 Edge
O Campo de Marte é um parque público e uma das maiores áreas verde em Paris. Localizado entre a Torre Eiffel a e a Escola Militar o parque recebe turistas e também locais, principalmente nos meses de verão. A vista daqui rende ótimas fotos da torre. Olha como a minha foto ficou linda!!!

Após atravessar o Campo de Marte e aproveitar uma das melhores vistas do mais conhecido monumento da França, a Torre Eiffel, chegamos até ela, pois um encontro de perto com esta torre é mais inspirador do que vista de longe. http://www.toureiffel.paris/

Nós na Torre Eiffel
Aqui nós contemplamos a estrutura mais alta da cidade com 317 metros de altura. É o ponto turístico pago mais visitado do mundo, com quase 7 milhões de visitantes passando por aqui todos os anos. Imperdível!

Dica: Depois de passar pela revista para ter acesso a área da Torre, se bater aquela vontade de fazer um pipi, a hora é essa. Os sanitários estão localizados logo à direita da entrada para quem vem da Escola Militar.

Depois disso, passamos por baixo da torre, atravessamos a Pont d’léna e alcançamos a Place de Varsovie, o Jardins du Trocadéro e o Palais de Chaillot. Logo atrás da Torre Eiffel, com fontes e estátuas iluminadas à noite, estes jardins e companhia são um dos melhores pontos para se fotografar a torre em frente e admirar uma das vistas mais deslumbrantes de Paris.

Eu no Trocadéro
Vista a Torre de todos os ângulos, partimos para ver o Arco do Triunfo. Esse trajeto pode ser feito a pé, seguindo pela Avenida Kléber, ou de metrô partindo da estação do Trocadéro, pegando a linha 6 e descendo na estação Charles de Gaulle-Etoile.

Nós preferimos sair da Praça do Trocadéro e seguir caminhando pela Avenida kléber até o Arco do Triunfo, parando no meio do caminho para fazer um lanchinho rápido. Aqui já eram umas 14h30, então, depois de tirarmos muitas fotos, caminhamos pela la plus belle Champs Elysées

Eu e minha irmã degustando algumas delícias parisiense na Avenue Kléber
Chamada de “a estrada da grandeza francesa” é uma avenida realmente bela. Com árvores lindamente podadas ladeando a avenida, a Champs Elysées foi feita para flanar. Seguindo até o final da avenida você vai encontrar a famosa Place de la Concorde.

Nós na Champs Elysées com o Arco do Triumfo ao fundo
Dica: neste ponto, para economizar tempo e poupar os pés, você pode optar por pegar o metrô na estação Franklin D. Roosevelt linha 1 – direção Château de Vincennes até a estação Concorde. 

A gente não pôde usar o metrô neste dia porque estava ocorrendo um festival de drones na Champs Elysées www.parisparaturista.com e todas as estações de metrô estavam fechadas. Para descansar as pernas acabamos fazendo o percurso até a Place de la Concorde de Tuk-Tuk (5 euros por pessoa) e foi bem legal.

Festival de Drones Paris 2017
Chegando na Place de la Concorde, demos de cara com o obelisco magnífico de 3,300 anos e que costumava marcar a entrada principal do Templo de Luxor no Egito. Além do obelisco, encontramos também fontes, estátuas, prédios históricos e o edifício da Assembléia Nacional Francesa. Tudo isso completa o cenário. Um espetáculo!

Saindo da Place de la Concorde, seguimos pela Rue Royale em direção a Place de la Madeleine para conhecer a Igreja que parece mais um templo grego do que um templo católico.

Do alto Igreja de Sta. Maria Madalena (L’église Sainte-Marie-Madeleine), cujo edifício atual foi construído pra celebrar as glórias do exército de Napoleão, se tem uma vista muito legal da Place de la Concorde. Vale a pena a visita tanto pela vista quanto pela história, arquitetura e arte sacra.

Foto feita com meu Galaxy S7 Edge
Dica: No meio do caminho, aproveitamos para conhecer a linda Ladurée na Rue Royale e experimentar os deliciosos macarrons, cafés e outras delícias. A decoração Belle Epoque é uma graça e te leva para uma romântica viagem no tempo. https://www.laduree.fr/en/

Ladurée na Rue Royale
Voltando pela Rue Royale entramos à esquerda na Rue Saint Honoré e depois à direita na Rue Castiglione. Atravessamos a Rue de Rivoli e chegamos ao Jardin des Tuileries que é o mais central e um dos mais bonitos jardins de Paris.

Foto de uma escultura no Jardin des Tuileries tirada com meu Galaxy S7 Edge
É neste jardim que bate o coração da cidade, pois a sua localização é sensacional. Ele está entre a Place Concorde e o Louvre e perto do Museu d’Orsay, da praça Vendôme e da Ópera Garnier.

Depois de caminhar pelos jardins e atravessar a Place du Carroussel com o seu imponente Arc de Triomphe du Carroussel chegamos até a grande Pirâmide do Louvrehttp://www.louvre.fr/en

Eu e minha galera no Arco do Triunfo do Carrossel
Ficamos um tempinho aqui admirando a arquitetura e curtindo a atmosfera do lugar. Obviamente que com o tempo que nós tínhamos, não era possível entrar no Louvre. No entanto, tiramos fotos incríveis e curtimos bastante.

Nós no Louvre
Por volta das 16h e após visita rápida à região do Louvre, seguimos para a nossa última parada, a Catedral de Notre Dame. Aqui você tem duas opções para chegar até a Catedral:

1-Atravessar a Pont Neuf e caminhar pela margem esquerda do Sena até à Catedral de Notre Dame.

2-Optar por de pegar o metrô na estação Louvre Rivoli - linha 1 - direção Château de Vincennes até a estação Châtelet les Halles, fazer conexão e pegar a linha 4 – direção Mairie de Montrouge e descer na estação Cité).

Nós ficamos com a segunda opção, mas isso vai depender do seu tempo, pois é preciso embarcar no RER para o aeroporto, no máximo às 17h30 para que tudo corra com tranquilidade.

Saindo da estação Cité é só seguir para sudoeste na Rue Aubé em direção a Rue de Lutèce, virar à esquerda na Rue de Lutèce e depois à direita na Rue de la Cité. Dobre à esquerda na Parvis Notre Dame - Pl. Jean-Paul II e logo estará na Catedral de Notre Dame de Paris. http://www.notredamedeparis.fr/en/

Foto feita com meu Galaxy S7 Edge
A entrada na Catedral de Notre Dame é gratuita e no verão as filas costumam ficar grandes. Se tiver tempo, suba nas torres para contemplar a vista, que é uma das mais bonitas na cidade. Para subir é preciso pagar e ficar em outra fila, mas fique de olho no relógio. http://www.tours-notre-dame-de-paris.fr/

Nós não subimos, pois já estávamos bem cansados e satisfeitos com tudo o que vimos nesse período de 6 horas. Ficamos por ali apreciando o edifício magnífico e sua arquitetura gótica. Uma curiosidade é que todas as distâncias de Paris são medidas da praça em frente à catedral e por isso é considerado o ‘Marco Zero’ da cidade.

Para finalizar o nosso tour, paramos no Restaurante Aux Tours Notre Dame ao lado da catedral. É caro, mas de qualquer forma, acho que valeu a experiência pela localização. Ficamos ali curtindo um pouco toda aquela vista, saboreando uma cerveja bem gelada e comendo batatas fritas bem ao modo parisiense. Foi incrível!

Nós dois no restaurante Aux Tours Notre Dame 
Aqui, vamos nos despedindo de Paris e caminhando até a estação Saint Michel Notre Dame (5 minutos de caminhada) para embarcar no RER B com destino a estação Aeroporto Charles de Gaulle.

Dica: Cuidado com o tempo! Geralmente o portão de embarque para o próximo voo é bem distante, tipo uma caminhada de 30 minutos dentro do aeroporto.

Foto feita com meu Galaxy S7 Edge
Enfim, com o tempo que nós tínhamos fizemos um tour maravilhoso, tiramos fotos incríveis, curtimos bastante e saímos daqui com aquele gostinho de quero mais. Foi tudo perfeito!

Eu sei que é impossível conhecer e vivenciar Paris em tão pouco tempo (eu sei disso porque já fiquei em Paris por 8 dias e não conheci tudo), mas a gente sai daqui com uma boa noção de como bate o coração da cidade luz.

Com esse roteiro você vai ver que é perfeitamente possível rever ou conhecer um pouco de Paris em apenas 6 horas sem correr riscos. E o melhor, sem pagar nenhum extra por esta conexão. Au revoir!



12 comentários:

  1. Aahhhhhh! Eita conexão "redondinha"! Se antes a palavra "conexão" me deixava de apreensiva hj me deixa com grandes expectativas!!! �� Valeu irmã! Trabalho de excelência! �������������������������������� ����

    ResponderExcluir
  2. Amei, Ana!!!! Dicas ótimas!!!Já esperando por mais dicas!

    ResponderExcluir
  3. Amei ❤️����������������

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito booooom!!!! Aguardando um roteiro pela Itália!!!😊

    ResponderExcluir
  6. Uhuuu!!!! Aguardando um roteiro pela Itália!!!!☺

    ResponderExcluir
  7. Adorei o campo de Marte lindas foto����

    ResponderExcluir
  8. Viajei enquanto lia. Maravilhoso roteiro! Parabéns amiga.

    ResponderExcluir
  9. Show Ana!!!! Quantas dicas em uma conexão! Já compartilhei um bocado, quero as dicas para Portugal! Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. DESCONTANDO TODO O TEMPO QUE TENHO PRA ME LOCOMOVER , GUARDAR MALA E ETC, TEREI SÓ 2 HORAS LIVRES. dÁ PRA CONHECER O MUSEO, A TORRE, CATEDRAL, ARCO E DAR UMA VOLTA NA CHAMPS ELYSSÉS, SÓ TENHO 6HORAS E 20 DE CONEXÃO

    ResponderExcluir
  11. Como foi a imigração,eles pediram o que?

    ResponderExcluir