terça-feira, 18 de julho de 2017

Chegando em Bangkok

Primeiro dia em Bangkok

Depois de dois dias de viagem, chegamos em Bangkok no dia 29 de maio de 2015 por volta das 7:00 da manhã. Retiramos nossas malas e seguimos para o controle de vacinação (tem que tomar a vacina contra a febre amarela) antes de ir para a fila da imigração (brasileiros com permanência de até 90 dias não precisam de visto, apenas o passaporte). É muito importante seguir essa ordem, pois do contrário você vai perder tempo.

Aeroporto Suvarnabhumi
Feito isso, fomos até uma loja de telefonia móvel, True Move, no térreo do aeroporto de Bangkok  para comprar um chip e poder usar telefone e internet com tranquilidade durante a nossa estada na Tailândia.

Super recomendo que você compre um plano. Compramos um chip pra cada um com um plano para 30 dias com pacote de internet e de ligações por 800,00 bahts (80,00 reais). Tem planos mais baratos. O serviço é tão bom que tudo funcionou até em Maya Bay (cenário deslumbrante do filme "A Praia").

Loja de telefonia no aeroporto
Para sair do aeroporto contratamos um serviço de táxi até o nosso hotel na Khao San Road por 1.500,00 bahts (150,00 reais) para três pessoas mais bagagens. Achamos melhor contratar o serviço no saguão do aeroporto, pois queríamos tranquilidade e conforto no nosso primeiro contato com a cidade e principalmente após longas horas de voo.

Chegamos ao nosso hotel por volta das 10h30min da manhã, horário de Bangkok. Tivemos que esperar um pouco para liberarem o quarto, mas foi tudo bem tranquilo. Ficamos no hotel Rikka Inn (3.500,00 baht + ou – R$ 350,00 reais por 4 diárias o quarto duplo), hotel simples com ótimo custo benefício, bem na Khao San Road, uma das ruas mais agitadas e famosas de Bangkok.

As reservas foram feitas através do Booking e não tivemos nenhum problema. Em minha opinião, o hotel está muito bem localizado. Nessa região, durante o dia não tem nada pra fazer, mas à noite a rua ferve com vários bares, restaurantes, músicas, massagens, comidas de rua e, inclusive, as curiosas barracas que vendem insetos comestíveis.  É gente de tudo quanto é canto do mundo.

Em nosso primeiro dia, decidimos por visitar os quatro templos mais importantes da cidade, mas antes de seguir para a visita, recomendo comprar os passeios dos dias seguintes como: Mercado Flutuante e passeio a antiga capital do Sião, Ayutthaya, por exemplo. O que não falta nas ruas de Bangkok é agência de turismo e casa de cambio. Portanto, se você estiver com tempo, vale a pena pesquisar.

Eu e minha amiga em Bangkok
Compramos o nosso passeio para o mercado flutuante e para Ayutthaya em uma agência de turismo bem na entrada do nosso hotel. Pagamos 1.500,00 baht (+ ou - R$150,00 reais) por pessoa e valeu muito a pena, pois foi o melhor passeio que fizemos em Bangkok.

Fique atento 1: Cuidado com cordialidade excessiva, isso sentimos na pele. Quando estávamos andando em direção aos templos várias pessoas ficam te “seguindo“ e dizendo que aonde você está indo não tem nada e que o templo que você está se direcionando está fechado e que te levará para algum lugar bem melhor. Nesse caso, simplesmente, ignore.

Depois de comprarmos os passeios, caminhamos da Khao San Road até a nossa primeira parada, o Grand Palace e o Wat Phra Kaew que ficam no mesmo complexo (entrada 500,00 baht + ou – R$ 50,00 reais). Recomendo começar a visita por esses dois templos, pois eles funcionam até às 15h30min. O lugar é bem grande e enche bastante, por isso, reserve umas três horas para explorar todo o lugar. Aqui você vai se deliciar com tanta imagem magnífica.

Foto tirada com meu celular

Seguindo para a rua ao lado, bem próxima dali, a uns 10 minutos de caminhada, você tem outra atração fantástica. Um templo grandioso chamado Wat Pho, o maior e mais antigo da Tailândia, onde está o magnífico Buda Reclinado. Esse foi o templo que mais gostei. Ficamos por lá cerca de uma hora para visitar esse templo. O preço da entrada foi 100,00 baht (R$ 10,00 reais) e ele funciona até às 17h00min.

Foto tirada com a minha GoPro
O nosso próximo e último templo a ser visitado foi o Wat Arun, templo também conhecido como Templo de Aurora ou Templo do Amanhecer. Todas essas atrações ficam na beira do Rio Chao Phraya, então, para fazer essa visita, tivemos apenas que atravessar o rio (5 minutinhos de travessia), pois o Wat Arun fica praticamente em frente ao Wat Pho.

Navegando pelo rio Chao Phraya
Para ganhar tempo, preferimos fazer um lanche em um café ao lado do Wat Arun. Com isso conseguimos fazer essas visitas até às 17h sem correria.

Foto do Wat Arun feita com minha GoPro
Fique atento 2: Estes locais são sagrados e só podem ser frequentados com vestimentas apropriadas. Homens e mulheres devem usar trajes cobrindo os ombros e os joelhos. Mulheres não podem usar calça legging nem mesmo os tais “jeans rasgados”. Ao entrar no templo do Buda Esmeralda, lembre-se de tirar os sapatos e o chapéu, usar saia longa ou calça e nunca sentar apontando os pés para o Buda. Na cultura tailandesa, os pés são considerados a parte mais suja do corpo e, portanto, você senta com eles pra trás. Recomendo levar uma canga ou um lenço na mochila para um eventual problema de ingresso aos templos.

De volta ao hotel, decidimos jantar e curtir a noite por ali mesmo na Khao San. Afinal estávamos hospedados no olho do furacão da badalação. Enfim... a noite é uma criança.